Campo Grande celebra o tereré, um dos maiores símbolos culturais da região, com a instituição do Dia do Tereré na Capital. Através da publicação da Lei n. 7071 no Diogrande desta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal reconhece oficialmente a importância desta tradicional bebida, que combina erva mate com água gelada, introduzida no Brasil por paraguaios e indígenas.
A data escolhida para celebrar o Dia do Tereré é o 1º de março, em homenagem ao término da Guerra do Paraguai. O objetivo da lei é destacar a bebida típica de Campo Grande e enaltecer a cultura que permeia o cotidiano dos moradores. “A sanção da lei que institui o Dia do Tereré é o reconhecimento do poder público acerca da importância deste aspecto cultural tão vivo em nossa cidade. A Prefeitura não reconhece apenas a bebida típica, mas tudo o que envolve o hábito de tomar tereré para o campo-grandense”, afirmou Beto Figueiredo, superintendente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Além de preservar tradições e fortalecer a cultura local ao reunir famílias e amigos em momentos descontraídos, o tereré impulsiona o comércio e o artesanato da capital. A venda de cuias e garrafas térmicas personalizadas, guampas e erva-mate contribui para a economia local. Em dezembro de 2020, o tereré recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A candidatura do tereré no quesito “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana” foi aceita durante uma videoconferência realizada pelo Comitê de Patrimônio da Unesco, após ser apresentada em 2019.
Leita também
“O tereré, além de patrimônio imaterial, ganha um dia em sua homenagem, demonstrando que este hábito ancestral atravessa gerações, criando laços e resgatando nossas expressões culturais”, declarou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo. A oficialização do Dia do Tereré fortalece ainda mais a identidade cultural de Campo Grande e promove o reconhecimento da importância dessa bebida tão amada e presente na vida dos seus habitantes.