A Microsoft avançou na corrida da inteligência artificial (IA) ao integrar tecnologias avançadas diretamente no sistema operacional Windows e nos PCs que o suportam.
Durante a conferência anual Build, a empresa revelou a nova linha de máquinas Copilot+ PC, equipadas com recursos de IA generativa como o Recall, que ajuda os usuários a encontrar aplicativos, arquivos e outros conteúdos acessados anteriormente.
Além disso, novos dispositivos Surface estão a caminho, prometendo aprimorar ainda mais a experiência do usuário.
Leita também
Volumetric Apps: Realidade Aumentada no Windows
Em parceria com a Meta, a Microsoft está trazendo os Volumetric Apps, aplicativos de realidade virtual interativos e espacialmente conscientes, para os headsets Meta Quest.
Na apresentação, a Microsoft exibiu uma visão digital em 3D de um controle Xbox, manipulável pelo usuário através do Meta Quest 3.
Esta colaboração visa transformar o Windows em uma experiência de primeira classe em dispositivos Quest, permitindo que desenvolvedores ampliem seus aplicativos para o espaço 3D.
Copilot+ PC: Hardware Focado em IA
O Copilot+ PC representa a visão da Microsoft para um hardware Windows centrado em IA. Equipados com chips dedicados chamados NPUs, esses PCs são projetados para oferecer experiências de IA aprimoradas como o Recall e vêm com no mínimo 16GB de RAM e armazenamento SSD.
Os primeiros modelos usarão chips Snapdragon X Elite e Plus da Qualcomm, prometendo até 15 horas de navegação na web e 20 horas de reprodução de vídeo.
Fabricantes como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung também estão se unindo a Intel e AMD para produzir processadores para esses dispositivos. O preço inicial dos Copilot+ PC é de US$ 999, com alguns modelos já disponíveis para pré-venda.
Novos Dispositivos Microsoft Surface: Performance e Bateria Melhoradas
Os novos dispositivos Surface da Microsoft, incluindo o Surface Laptop e o Surface Pro, foram desenhados para oferecer desempenho superior e maior duração da bateria.
O novo Surface Laptop, disponível com tela de 13,8 ou 15 polegadas, apresenta um design moderno com bordas mais finas e dura até 22 horas com uma única carga, sendo até 86% mais rápido que a versão anterior.
O Surface Pro é até 90% mais rápido que o modelo anterior, com uma nova tela OLED com HDR, Wi-Fi 7 e uma câmera frontal ultralarga aprimorada. O teclado destacável também foi reforçado com fibra de carbono e feedback tátil.
Recall: Memória para Aplicativos e Conteúdos no Windows 11
A funcionalidade Recall do Windows 11 promete ser uma ferramenta revolucionária, capaz de “lembrar” de aplicativos e conteúdos acessados pelo usuário semanas ou até meses atrás.
Essa ferramenta permite que os usuários rolem para trás no tempo para visualizar o que estavam trabalhando recentemente e encontrem informações relevantes em arquivos, como apresentações do PowerPoint.
A Microsoft garante que todos os dados do usuário associados ao Recall são mantidos privados e armazenados no dispositivo, não sendo utilizados para treinar modelos de IA.
Edição de Imagens e Traduções ao Vivo
Os novos recursos de IA no Windows incluem a Super Resolution, que pode restaurar fotos antigas melhorando automaticamente a resolução.
O Copilot agora pode analisar imagens para sugerir composições criativas e, com a funcionalidade Cocreator, os usuários podem gerar imagens e pedir ao modelo de IA para seguir suas direções de desenho.
Além disso, as legendas ao vivo com traduções em tempo real podem traduzir qualquer áudio que passe por um PC para o idioma escolhido pelo usuário, inicialmente suportando cerca de 40 idiomas, incluindo inglês, espanhol, mandarim e russo.
O Microsoft Edge também oferecerá traduções de vídeo em tempo real em sites como LinkedIn, YouTube, Coursera e Reuters.
Expansão do Team Copilot e Extensões
O Team Copilot é uma expansão da suíte de tecnologias de IA generativa da Microsoft, integrando-se ao Teams para gerenciar agendas de reuniões e anotar notas colaborativas. Ele também se estende ao Loop e Planner, plataformas de colaboração e planejamento da Microsoft, para criar e atribuir tarefas, acompanhar prazos e notificar membros da equipe.
A Microsoft lançou (em pré-visualização privada) as Copilot Extensions, que permitem aos desenvolvedores estender a ferramenta de geração de código GitHub Copilot com aplicativos e habilidades de terceiros.
Runtime do Windows Copilot: Potência por Trás das Capacidades de IA
Capacidades como Recall e Super Resolution são alimentadas pelo Windows Copilot Runtime, uma coleção de cerca de 40 modelos de IA generativa que constituem “uma nova camada” do Windows.
Esse sistema, juntamente com o índice semântico baseado em vetores, permite que aplicativos de IA generativa, incluindo aplicativos de terceiros, funcionem sem a necessidade de uma conexão à internet.
Kit de Desenvolvimento Snapdragon e Parcerias
A Qualcomm lançou um novo kit de desenvolvimento para os Copilot+ PC, chamado Snapdragon Dev Kit for Windows, ao preço de US$ 899,99. O kit inclui o chip Snapdragon X Elite, 32GB de RAM, 512GB de armazenamento e suporta até três monitores 4K simultaneamente.
A Microsoft também anunciou o Phi-3-vision, um novo modelo de IA capaz de realizar análises visuais gerais e tarefas de raciocínio.
Em parceria com a Khan Academy, a Microsoft fornecerá acesso gratuito à infraestrutura de computação em nuvem para educadores nos EUA, colaborando para melhorar as ferramentas de tutoria de matemática alimentadas por IA.
A conferência Build da Microsoft deste ano destacou a integração profunda da IA em seu ecossistema de software e hardware, desde PCs com capacidades avançadas de IA até parcerias estratégicas com empresas como Meta e Qualcomm.
As inovações apresentadas, como os Copilot+ PCs e novas funcionalidades no Windows 11, mostram a determinação da Microsoft em liderar a revolução tecnológica e transformar a maneira como interagimos com nossos dispositivos.
Com essas novidades, a Microsoft está não apenas atendendo às demandas atuais, mas também moldando o futuro da computação inteligente.