Empresa de Campo Grande conquista mercado boliviano com a venda de erva de tereré

André Rocha 2 visualizações
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Em um exemplo de sucesso empresarial impulsionado por oportunidades estratégicas, a empresa Erva Mate Campão, sediada na capital do Mato Grosso do Sul, está prestes a expandir suas fronteiras comerciais e conquistar o mercado boliviano.

O negócio promissor que está prestes a se concretizar foi fruto de uma iniciativa ousada e do apoio fornecido pela Prefeitura de Campo Grande durante a Expogrande, realizada entre os dias 13 e 23 de abril deste ano.

Com uma presença já consolidada fora do estado, representando 80% de suas vendas, a Erva Mate Campão reconheceu a importância de aumentar sua visibilidade na capital sul-mato-grossense. A participação na feira foi um catalisador para muitos negócios bem-sucedidos. Um exemplo disso é a parceria firmada com o Sistema 067, assim como outros acordos comerciais estratégicos.

Essa ação de fomento promovida pela Prefeitura de Campo Grande desempenhou um papel fundamental na prospecção de novos mercados, incluindo a venda do produto para um país estrangeiro, como a Bolívia, revelou Jefferson Pereira Rodrigues, representante da Campão.


Iniciativas voltadas para a promoção do comércio exterior têm impulsionado o crescimento dos negócios na região. Campo Grande iniciou o ano de 2023 com um aumento nas exportações e uma queda nas importações.

Até o momento, as exportações da capital sul-mato-grossense totalizam US$ 172,191 milhões, representando um aumento de 1,51%, enquanto as importações alcançam US$ 171,510 milhões, registrando uma queda de 30,45%. Como resultado, o saldo comercial é positivo em US$ 681.146,00.

Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, ressalta que esses números tendem a crescer ainda mais com a Rota de Integração Latino-Americana (RILA). “O comércio exterior de Campo Grande com Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai já ultrapassa US$ 65,814 milhões em 2023, o que corresponde a aproximadamente 19% do total movimentado pela capital. Esses números refletem o grande potencial comercial, de serviços e turismo que a integração com esses países proporcionará”, afirma.

A prefeita Adriane Lopes enfatiza que a rota estabelecida, além de aproximar Campo Grande da cidade chilena de Antofagasta por meio da conclusão da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho, fará da capital sul-mato-grossense a principal cidade no corredor rodoviário conhecido como “Rota Bioceânica”, que ligará o Brasil ao Pacífico.

As negociações bem-sucedidas não param por aí. Jefferson revela que a empresa garantiu espaço na famosa feira de Barretos. “Essa oportunidade, criada graças ao estande da Prefeitura, permite que levemos o nome de Campo Grande. A Campão não representa apenas nossa marca, mas também nossa cidade, o lugar onde nasci e cresci, e agora está sendo levada para além das fronteiras”, afirma com orgulho.

A trajetória da Campão é digna de admiração, considerando que a marca foi lançada em 1º de março de 2020, em meio à pandemia, superando inúmeros obstáculos para alcançar o sucesso atual. “Começamos do zero! Vendemos um carro para iniciar a Campão. Aproveitamos a popularidade do tereré em todo o Brasil, impulsionada pela novela Pantanal, e mesmo durante a pandemia, muitas pessoas postavam fotos tomando tereré.

Decidimos trabalhar com esse patrimônio histórico do Mato Grosso do Sul, buscando as melhores ervas e criando um produto de extrema qualidade, saboroso e sem o amargor característico”, conclui Rubia, esposa de Jefferson e sócia da Campão.

A trajetória de sucesso da Erva Mate Campão, aliada ao apoio da Prefeitura de Campo Grande, não apenas fortalece o setor empresarial da região, mas também impulsiona a economia local, abrindo caminhos para novas oportunidades de negócios e fortalecendo as relações comerciais entre Brasil e Bolívia.

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