A gigante automotiva Ford, sob a liderança de Alan Clarke, ex-executivo da renomada Tesla, está apostando alto em uma iniciativa que promete sacudir o mercado de veículos elétricos (VEs). O projeto, intitulado “skunkworks”, foi revelado pelo CEO da Ford, Jim Farley, durante a teleconferência de resultados do último trimestre da empresa.
Desenvolvido há cerca de dois anos em Irvine, Califórnia, o projeto skunkworks conta com uma equipe de engenheiros de alto calibre, incluindo talentos da startup de energia para VEs, Auto Motive Power (AMP), adquirida pela Ford em novembro de 2023. Anil Paryani, fundador da AMP e ex-colega de Clarke na Tesla, também integra essa iniciativa pioneira.
O objetivo central do projeto é criar a terceira geração de veículos elétricos, com um foco especial em redução de custos, eficiência e tamanho compacto dos veículos, especialmente no que diz respeito às baterias. Embora os detalhes específicos e o cronograma do projeto sejam mantidos em segredo, as declarações de Farley sugerem uma abordagem estratégica voltada para VEs mais acessíveis e compactos.
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Farley enfatizou a importância da adaptação da empresa às demandas do mercado, mencionando um reposicionamento dos investimentos da Ford em produtos de veículos menores. “Há dois anos, fizemos uma aposta silenciosa, desenvolvendo uma equipe de skunkworks altamente talentosa para criar uma plataforma de veículo de baixo custo. Era um grupo pequeno, separado da estrutura principal da Ford, operando como uma startup”, explicou Farley.
Apesar das recentes reduções nos planos de investimento em elétricos, incluindo o adiamento de investimentos de 12 bilhões de dólares, a Ford permanece comprometida com o desenvolvimento de produtos futuros. Em maio do ano passado, Farley revelou detalhes da segunda geração da plataforma de veículo da empresa, que servirá de base para o caminhão elétrico T3 e um SUV de três fileiras de assentos, previstos para produção em 2025.
“A concorrência definitiva será contra o Tesla acessível e os fabricantes chineses de VEs”, afirmou Farley, destacando a importância de focar em custo e eficiência.
Em 2022, a Ford reestruturou sua empresa em três unidades distintas: Ford Pro, focada no negócio comercial; Ford Blue, dedicada a motores de combustão interna e híbridos; e Ford Model e, concentrada em conectividade e veículos elétricos. Apesar da maior parte dos lucros da empresa ainda vir das vendas de veículos a gasolina e híbridos, além do crescimento na Ford Pro, o segmento de VEs continua impactando negativamente os lucros da empresa.
No último trimestre de 2023, a Ford reportou uma receita de 46 bilhões de dólares, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte dessa receita veio da Ford Blue, com 26,2 bilhões de dólares, seguida pela Ford Pro, com 15,4 bilhões, e pela Ford e, a unidade de VEs, com 1,6 bilhão. A Ford Credit gerou 2,7 bilhões de dólares.
Apesar disso, a empresa registrou uma perda de 526 milhões de dólares no quarto trimestre, atribuída principalmente a encargos especiais relacionados a programas de pensão de funcionários e reorganização de operações no exterior.
Em uma base ajustada, a Ford obteve um lucro de 1,05 bilhão de dólares no quarto trimestre e 10,4 bilhões de dólares no ano. A empresa prevê ganhos pré-impostos ajustados entre 10 e 12 bilhões de dólares, uma perspectiva mais otimista do que o esperado, impulsionando as ações em 6,3% no pregão após o fechamento.
Este projeto skunkworks da Ford, liderado por uma figura experiente da indústria de VEs e apoiado por uma equipe de elite, representa um marco significativo na jornada da empresa rumo à inovação e acessibilidade no mercado de veículos elétricos.
Combinando expertise, visão estratégica e um compromisso com a sustentabilidade, a Ford está preparada para desafiar os líderes atuais do mercado e inaugurar uma nova era de veículos elétricos acessíveis para o consumidor global.