Rota Bioceânica: Ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta avança Rumo à conclusão

André Rocha 10 visualizações
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A construção da ponte da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS), no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, está progredindo rapidamente. Com 52% das obras já concluídas, a previsão é que a ponte esteja finalizada em novembro de 2025. Essas informações foram compartilhadas durante uma reunião virtual do Subgrupo de Trabalho Nº 14 (GT-14) Infraestrutura Física, realizada na última segunda-feira (3). A reunião contou com a presença do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e do assessor de logística Lúcio Lagemann.

Coordenação Regional e Colaboração Internacional

O GT-14 é um grupo que reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, coordenando projetos de infraestrutura prioritários para a integração física e logística no MERCOSUL. No Brasil, o grupo é coordenado pelo ministro João Carlos Parkinson, que também participou da reunião realizada em Assunção, Paraguai. Durante o encontro, foram discutidos diversos temas, incluindo a Ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a Ponte da Integração sobre o Rio Paraná, entre Presidente Franco (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil), e o Corredor Bioceânico Viário (CBV).

Progresso da Obra e Planejamento Futuro

Jaime Verruck destacou a evolução significativa da obra. “Estamos com 52% das obras finalizadas na ponte de Porto Murtinho. A previsão é que a obra esteja concluída em 26 de novembro de 2025, conforme apresentado pela empresa responsável,” afirmou Jaime Verruck. Também foi discutido o andamento da obra do acesso de 13 km que ligará a BR-267 até a ponte. “O DNIT informou que as obras do acesso devem começar no próximo mês, sincronizando o cronograma para 2026, consolidando assim a Rota Bioceânica,” acrescentou.

ponte

Novas Iniciativas e Colaborações

O Paraguai trouxe à discussão a construção de uma nova ponte sobre o Rio Picomail, entre Pozo Hondo e Mission de La Paz, com recursos próprios. “Os paraguaios estão dispostos a financiar a construção desta ponte, e isso foi apresentado aos argentinos para um possível acordo,” enfatizou Verruck. Além disso, foram discutidos avanços nas obras rodoviárias e na ponte do lado paraguaio.

Projetos Adicionais e Desafios

Durante a reunião, também foram abordados temas como a construção de um gasoduto através do Corredor Bioceânico, uma proposta apresentada pelo Paraguai para transportar gás natural da Argentina, conectando-se com o gasoduto Brasil-Bolívia. “A proposta do gasoduto foi colocada em debate entre os ministérios,” mencionou Jaime Verruck.

Conectividade Digital e Outras Potencialidades

Questões de conectividade digital, dificuldades no transporte aéreo e as potencialidades da hidrovia Paraguai-Paraná também foram discutidas. Essas discussões são fundamentais para melhorar a infraestrutura de transporte e logística na região, promovendo uma integração mais eficaz entre os países do MERCOSUL.

A conclusão da ponte que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta representa um marco significativo para a integração regional no MERCOSUL. Com a obra avançando rapidamente, espera-se que esta infraestrutura promova não apenas a conectividade entre Brasil e Paraguai, mas também impulsione o desenvolvimento econômico e logístico na região. A Rota Bioceânica promete ser uma via estratégica para o comércio e a colaboração entre os países sul-americanos, fortalecendo laços e criando novas oportunidades para os setores produtivos e logísticos.

Esta ponte não é apenas uma obra de infraestrutura; é um símbolo de cooperação e desenvolvimento sustentável, que trará benefícios duradouros para as economias locais e regionais. À medida que nos aproximamos da conclusão desta importante obra, é essencial continuar a monitorar e apoiar seu progresso, garantindo que todos os desafios sejam superados e que os objetivos de integração e desenvolvimento sejam plenamente alcançados.

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