A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu na última sexta-feira, 30 de junho, representantes do renomado Parque Tecnológico de São José dos Campos, em uma reunião que visou fortalecer o intercâmbio tecnológico entre as cidades. O encontro aconteceu no Gabinete da prefeita, no Paço Municipal, e contou com a presença de Amaury Acatauassu, Head de Novos Negócios do Parque Tecnológico, e Neyara Vieira, analista de projetos. A iniciativa visa impulsionar a inovação e troca de informações, em meio aos preparativos para a inauguração do primeiro Parque Tecnológico do Mato Grosso do Sul, previsto para o próximo semestre.
Durante a reunião, a prefeita destacou o progresso do projeto e a importância do novo empreendimento para a cidade. “Encerramos a semana com a visita dos representantes do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Apresentamos o andamento do nosso projeto, que será inaugurado ainda este ano. Temos o projeto formatado e o recurso assegurado. O nosso Parque será um grande marco em nossa gestão, a matriz econômica da Capital e proporciona novas possibilidades comerciais para nossa cidade. E ele vem ao encontro com o novo momento da Capital, com a Rota Bioceânica, que irá potencializar negócios. O que nós vemos ocorrendo aqui, vai refletir por muitos anos”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.
Leita também
O Parque Tecnológico de Campo Grande encontra-se atualmente em fase de estruturação administrativa, com recursos provenientes da Finep, na ordem de R$ 7 milhões. A meta é desenvolver uma sólida governança para impulsionar o ecossistema tecnológico da cidade.
Amaury Acatauassu, representante do Parque Tecnológico de São José dos Campos, compartilhou sua experiência e ressaltou a importância de um crescimento contínuo. “Em São José nós começamos pequenos. Hoje temos mais de 400 empresas associadas, em torno de 30 universidades com acordo de cooperação conosco, um prédio de 57 mil m² e estamos ampliando para 63 mil m² de área”, pontuou Acatauassu, enfatizando a possibilidade de expansão e desenvolvimento futuro.
O projeto do Parque Tecnológico de Campo Grande também abrange estudos de viabilidade do local, que incluem a área do Centro de Belas Artes. O lançamento do projeto está previsto para o segundo semestre deste ano, com investimentos de R$ 91 milhões provenientes do Programa Pró-Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O Parque Tecnológico de São José dos Campos, pioneiro no Estado de São Paulo, é resultado de uma parceria entre a prefeitura local e o governo do estado, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região e do país. Com uma infraestrutura avançada, o parque tem sido um importante catalisador para a criação de tecnologias, produtos e processos inovadores.
Além disso, a prefeitura de Campo Grande também tem se destacado pela sua participação no projeto da Rota Bioceânica, uma iniciativa econômica, produtiva e logística que busca estimular a integração aduaneira e o comércio regional. A efetivação da rota conectará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte chileno, por meio de corredores rodoviários, transformando Campo Grande em um hub de distribuição estratégico para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Isso reduzirá a distância, o tempo e os custos de acesso aos principais consumidores de commodities do mundo, bem como aos grandes polos tecnológicos da Ásia e da América do Norte.
Com essas iniciativas, Campo Grande se destaca como um polo tecnológico em ascensão, impulsionando o desenvolvimento econômico e atraindo investimentos para a região. A parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a integração à Rota Bioceânica prometem abrir novas oportunidades e fortalecer a posição da cidade no cenário nacional e internacional.