Com o propósito de fortalecer e aprimorar o atendimento aos consumidores em nível municipal, bem como prestar apoio aos órgãos de outros municípios do estado de Mato Grosso do Sul, a Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) inaugurou, na última quinta-feira (18), o I Simpósio de Procons Municipais.
O encontro, sediado no auditório do Procon de Campo Grande, tem como objetivo facilitar consultas e orientações entre os colaboradores dos Procons, com ênfase na proteção dos direitos do consumidor, além de promover o desenvolvimento das práticas e procedimentos relacionados às relações entre reclamantes e reclamados.
“Nosso 1º Simpósio de Procons Municipais é um marco para a categoria, em colaboração com o Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – MS), com o intuito de fortalecer essas instituições de defesa do consumidor em suas respectivas bases. Estamos recebendo colegas de 26 municípios do estado, que vieram conhecer nossa estrutura, nosso decreto municipal, a aplicação de fundos e os processos de fiscalização”, explica Cleiton Thiago Almeida, subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande (Procon).
Leita também
Representantes de Procons de seis municípios de Mato Grosso do Sul já participaram de treinamentos na sede do Procon em Campo Grande, com o objetivo de referenciar o atendimento em suas localidades. “Após as palestras deste Simpósio, estaremos disponíveis para equipes de outros municípios, oferecendo nosso apoio, troca de experiências e treinamentos, conforme suas necessidades”, destaca Cleiton.
O evento contará com a participação de cinco palestrantes, que abordarão assuntos relevantes relacionados ao consumo durante os dois dias de evento. Os palestrantes incluem o Dr. Aroldo José de Lima, Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor; Dr. Carlos Eduardo Oliveira de Souza, Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais da Defensoria Pública; Dr. Nikollas Pellat, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/MS; Dra. Rosimeire Cecília da Costa, Presidente do CONCEN/MS; e Dra. Thays Baniski Teixeira, Professora de Direito do Consumidor da Faculdade INSTED.
Nikollas Pellat, um dos palestrantes do Simpósio, ressalta que além da integração, o evento promove a troca de informações e experiências entre todas as instituições participantes, fortalecendo o sistema estadual de defesa do consumidor. “A união dessas instituições fortalece a causa e aumenta nossa eficiência nas questões diárias em benefício dos consumidores de Mato Grosso do Sul.